Medusas que me lêem agora ...

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

As cores


Vestimo-nos todos os dias e todos os dias, usa-se cores diferentes, umas mais alegres que outras e outras mais escuras que o habitual, deduzo que seja consoante o nosso estado de espírito.
Quando acordo, acordo sempre possessa, tomo um duche para tirar esse mau humor que incomoda muita gente e acaba por incomodar a mim também. Ao fim do banho, vou até ao quarto para me vestir, espalho o creme hidratante por todo o meu corpo, dirijo-me há cómoda, abro a gaveta e fico maravilhada, nela saem milhares de cores, começo a ficar com alguma dificuldade em escolher uma delas, pois as cores dominam a circunstância. Se visto roupas mais claras é sinal que a vida me corre bem, se visto roupas mais escuras, as coisas não parecem estar assim tão bem.
Adoro as cores, Laranja: é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade, e o Azul: é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias, são estas as cores com que mais me identifico. Pois são elas que me dão força e compõem o meu contentamento, não as uso diariamente, só quando me sinto bem comigo mesma ou sei que vou estar minimamente bem animada, as outras visto para me despachar ou porque o meu estado de espírito não se encontra no auge, gosto de combinar todo o tipo de roupa, desde a carteira, à camisola, à t-shirt, ao top, ao soutien, às calças (onde a ganga é a que melhor se enquadra), às meias, aos sapatos ou sapatilhas e se tiver até mesmo, umas cuecas para tudo ficar perfeito.
As cores são os reflexos da nossa personalidade, são elas que nos dão vida, ao corpo e ao movimento. Quando vamos na rua, se levarmos roupa bem colorida e atraente, os olhares inclinam-se logo em nós, parece que o mundo pára para passarmos, somos observadas de alto a baixo, no rosto a pintura adequada os olhares tornam-se mais fixantes, pois as cores despertam uma atenção especial, quando queremos passar despercebidas veste-se algo mais discreto, mais escuro não se pinta o rosto e o andar torna-se constrangido.
Brincar com as cores é a forma mais agradável de alimentar o nosso espírito, por exemplo quando vamos às compras as coisas mais coloridas, são as que nos chamam mais à tenção, acabando por comprar, o que já não se pode dizer do contrário, as coisas escuras passa-nos ao lado. Nós “comemos” com os olhos e as cores são as que nos cativa mais para o poder de compra.
Colorir e estarmos coloridas só nos tornam mais belas, tanto por dentro como por fora. As cores são a beleza do Universo.

4 comentários:

Leonor Veloso disse...

colorir a vida não é amiga? Como se o nosso dia-a-dia fosse uma tela por colorir. Somos nós que temos de desenhar as formas e colorir. A que cores associas a paixão e o amor?

Alfarreca disse...

As cores que estão associadas ao Amor e à Paixão é o Vermelho: O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.
Mas, o Amor tem muitas cores basta gostarmos de uma para a podermos adaptar ao que sentimos, as cores que escolhi e que eu me identifico, são as cores onde nelas,o Amor e a Paixão estão presentes, movimento e espontaneidade do laranja; do espírito e do pensamento o Azul. Nelas encaixo todo o que vem do coração e do que sinto.

AlfmaniaK disse...

«Azul (...) Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza»

A minha estupidez é enorme, comparada a essas tuas palavras. Ainda me custa pensar como é que é possível ser-se estúpido quando o óbvio estava mesmo à minha frente. "O amor é cego, dizem...", e só isso pode ter ajudado para que eu não percebesse o resto da frase:
«(...) É a mais fria das cores frias.»

Pois é! É a mais fria e eu pergunto como se é fiel e frio em simultâneo? Com subtileza, certo? Era assim que me mentias, não era(?), com subtileza!!!

-------(choro)

Alfarreca disse...

A lealdade e fidelidade refere-se a um sentimento que se sente pelo outro(ao coração),a cor fria, refere-se à personalidade e subtiliza, à pessoa presente, não tem nada a ver com o sentimento.
O sentimento que se tem é diferente do comportamento que a pessoa impõe, consoante esse comportamento é ou não ajustado a maneira de ser.